Avaliação da coloração, conservação e classificação de lâminas do sistema nervoso central armazenadas em uma instituição de ensino superior de Belém/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61411/rsc202437017

Palavras-chave:

Docência, Microscopia, Neurônios, Lâminas, Sistema nervoso

Resumo

O Sistema Nervoso Central, composto pelo Encéfalo e pela Medula espinal, encontram-se mais de cem bilhões de células neuronais que trafegam informações capazes de produzirem até 200.000 conexões sinápticas e com a microscopia ótica somos capazes de analisar e classificar este tecido de modo que as aulas práticas na instituição de ensino sejam bem eficazes. E com objetivo de avaliar a coloração, conservação e classificação de lâminas do sistema nervoso central, armazenadas em uma instituição de ensino superior. Realizamos todos os procedimentos de análises no laboratório, visualizando cada lâmina disponível na instituição de ensino superior. Trouxemos resultados intrigantes sobre como há uma carência de métodos eficazes para preservação dos materiais biológicos de sistema nervoso central o que leva algumas lâminas disponíveis na instituição estarem com uma baixa qualidade. 

 

Biografia do Autor

  • Adalmir José de Lima Neto, Universidade da Amazônia (Unama)

    Graduando de ciências biológicas na Universidade da Amazônia (Unama), atualmente é estagiário do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pará e estagiário no Programa de Iniciação a Docência (Pibid) na EEEFM LAURO SODRE. Tem experiência na área de citogenética e biologia molecular no hospital Ophir Loyola.

  • Gustavo Moraes Holanda, Universidade da Amazônia (Unama)

    Com formação em Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2010), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorado em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). Professor de diversas disciplinas da área de saúde, dentre elas: Virologia, Genética, Citologia e Biologia Celular, Microbiologia Geral, Microbiologia de alimentos, Microbiologia Oral, Bacteriologia, Imunologia, Fisiologia e Neurofisiologia, Biologia Molecular, Patologia, Biossegurança, Biotecnologia, Embriologia, Metodologia Científica.

  • Leiliane Souza da Silva, Universidade da Amazônia (Unama)

    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura Plena (2008), Mestrado e Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora na Universidade da Amazônia (UNAMA) e pesquisadora (colaboração voluntária) no Grupo de Pesquisa em Ecologia de Crustáceos da Amazônia (GPECA-UFPA) e no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (CEPNOR-ICMBio). Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia Aquática; Ecologia e Biologia de crustáceos decápodes (adultos e larvas); Monitoramento da Biodiversidade Marinha.

Referências

CASTRO, Nylceo Marques de. Variantes de processos de coloração para estudo do sistema nervoso. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 270–274, 1948. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0004-282x1948000300007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X1948000300007

COLLECTION OF A PRIVATE UNIVERSITY. [S. l.: s. n.], 2021. v. 1

SILVA, Jhully Helen Soares da et al. THEORETICAL-PRACTICAL VISUALIZATION OF THE MICROBIOLOGICAL GLASS LIDES CONSERVATION PROFILE OF THE INSTITUTIONAL

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. [S. l.: s. n.], 2012.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

NETO, Adalmir; HOLANDA, Gustavo; SILVA, Leilliane. Avaliação da coloração, conservação e classificação de lâminas do sistema nervoso central armazenadas em uma instituição de ensino superior de Belém/PA. Revista Sociedade Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2302–2307, 2024. DOI: 10.61411/rsc202437017. Disponível em: https://journal.scientificsociety.net/index.php/sobre/article/view/370.. Acesso em: 8 set. 2024.