Mestres de Marionetes: Um olhar da TCC sobre a ponerologia
DOI:
https://doi.org/10.61411/rsc202453517Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer ao debate à luz da Teoria Cognitiva - Comportamental, uma análise histórica e contextual da Ponerologia. Poneros, em grego, significa Maldade, Malícia. Logo, a ponerologia é o contexto sociopolítico da prática do mal. A primeira vez que o termo foi citado, foi através do psicólogo polonês Andrzej Łobaczewski. Andrzej viveu a maior parte de sua vida no período ditatorial da antiga URSS, seu livro “Ponerologia: Psicopatas no poder” precisou por 3 vezes ser reescrito até chegar a formatação que foi divulgada em todo o mundo. Nas duas primeiras, o mesmo precisou destruir seu material de pesquisa coletado e categorizado, devido a batidas de inspeção realizada em seu imóvel pelo temido serviço secreto soviético (KGB). Para escrever este artigo, foi utilizado o método de pesquisa histórica tendo como ideia central a contextualização do cenário socio-político, não só do passado, mas também do hoje e do futuro. Como pistas do resultado, à luz da TCC, fica evidenciado que uma vez identificados alguns comportamentos vistos no decorrer do tempo como autoritários e de risco a integridade humana, pode-se evitar futuras tentativas de ascensão ao poder por parte de indivíduos patologicamente e socialmente falando, incapazes de assumir posições de liderança hierárquica em qualquer esfera social.
Referências
-PONEROLOGIA: PSICOPATAS NO PODER.1ª ED. SÃO PAULO:VIDE EDITORIAL, 2014. Ítaca. Autor: American Psychiatric Association. Ano de publicação: 2013. Título: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th Edition.
-A SABEDORIA DOS PSICOPATAS. Record; 1ª edição (26 março 2018)
-Peterson, Jordan B. Além da Ordem: Mais 12 regras para a vida / Jordan B. Peterson; traduzido Wendy Campos. - Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
-Star Wars – A Vingança do Sith, 2005. Filme. Dirigido por George LUCAS. EUA: Lucasfilm
-Star Wars – A Ameaça Fantasma, 1999. Filme. Dirigido por George LUCAS. EUA: Lucasfilm
-Star Wars –O Ataque dos Clones, 2002. Filme. Dirigido por George LUCAS. EUA: Lucasfilm
-BECK, Judith S. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. 2 Porto Alegre: Artmed, 2013, 413 p.
-https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/07/quem-foi-charles-manson o-lider-da-seita-que-aterrorizou-os-eua-em-1969.html
-Bakunin, M. (1977). Obras completas. (D. A. de Santillán, trad., Vols. 1-3). Madrid: La Piqueta.
-LEWIS, C. S. Cristianismo Puro e Simples. 5. ed. São Paulo: ABU, 1997.
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sociedade Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.