Mapeamento de ferramentas educacionais sobre Propriedade Intelectual para o Ensino Médio Profissionalizante

Autores

  • Edinara Mayra de Morais Oliveira Instituto Federal da Paraíba, Campina Grande, Brasil Autor
  • Aldre Jorge Morais Barros Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.61411/rsc202421717

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Ensino Médio Técnico, Recursos Didáticos

Resumo

No contexto global, promover a compreensão da Propriedade Intelectual (PI) no ensino médio profissionalizante é amplamente reconhecido como uma estratégia crucial para o progresso. Com esse propósito em mente, este artigo se dedicou a rastrear as ferramentas educacionais existentes no Brasil relacionadas à PI e voltadas para esse público-alvo. Esta pesquisa foi realizada com levantamento de materiais didáticos de PI orientados para o ensino médio técnico em duas bases de dados: o repositório de trabalhos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Como resultado da investigação, foram encontrados sete recursos pedagógicos voltados a este público-alvo. Esse mapeamento reforçou a constatação de que os recursos educacionais sobre esse tema ainda são escassos e carecem de desenvolvimento mais amplo.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

FREIRE, Verônica Maria Vasconcelos. FOMENTANDO A INOVAÇÃO ENTRE OS JOVENS: DESAFIOS E MECANISMOS PROMOTORES NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

QUEIROZ, Layde Dayelle dos Santos. FORMAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.

MIRANDA, Vicente Cajueiro. MANUAL MEET – METODOLOGIA DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO PARA A EDUCAÇÃO TÉCNICA-PROFISSIONAL. 2021. 274 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação, Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2021.

RODRIGUES, Darlene Silveira. ELABORAÇÃO DE UMA HQ COMO FERRAMENTA PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA OS DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.

MOURA, Fernando Turíbio de. O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DE INOVAÇÃO: COMPREENDENDO O USO DA TECNOLOGIA. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.

BRASIL. Pílulas de PI. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/a-academia/projetos/programa-pi-nas-escolas/pilulas-de-pi. Acesso em: 10 ago. 2023

BRASIL. PI para +Jovens. Disponível em: https://inpi.justica.gov.pt/PI-para-Jovens. Acesso em: 17 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Edição

Seção

Ciências Sociais

Como Citar

OLIVEIRA, Edinara Mayra de Morais; BARROS, Aldre Jorge Morais. Mapeamento de ferramentas educacionais sobre Propriedade Intelectual para o Ensino Médio Profissionalizante. Revista Sociedade Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 265–269, 2024. DOI: 10.61411/rsc202421717. Disponível em: https://journal.scientificsociety.net/index.php/sobre/article/view/217.. Acesso em: 24 fev. 2024.