O princípio da primazia da realidade trabalhista e a filosofia sobre a honestidade e utilidade de Marco Túlio Cícero
DOI:
https://doi.org/10.61411/rsc202427317Resumo
O presente artigo visa a observar o princípio trabalhista da primazia da realidade com o olhar da obra “Dos Deveres” de Marco Túlio Cícero, analisando a importância deste princípio, correlacionado com a honestidade e utilidade descrita por Cícero em sua obra endereçada ao seu filho.Deste modo, no primeiro capítulo analisamos o princípio da primazia da realidade que é base na Justiça do trabalho. No segundo capítulo abordamos a filosofia de Cícero sobre os deveres e a necessidade de a utilidade estar sempre atrelada à honestidade. E por fim, no terceiro capítulo demonstramos a correlação entre a utilidade e honestidade com o princípio trabalhista da primazia da realidade.
Referências
BRASIL. Decreto-lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943. Consolidação das Leis do Trabalho. Rio de Janeiro: 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452compilado.htm. Acesso em: 23 Jan. 2024.
CÍCERO, Marco Túlio, 106 a.C-43 a.C. Dos Deveres – De Officiis. Tradução e notas de João Mendes Neto. – São Paulo: Edipro, 2019.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho: obra revista e atualizada conforme a lei da reforma trabalhista e inovações normativas e jurisprudenciais posteriores. — 18. ed.— São Paulo : LTr, 2019.
LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito do trabalho – 11. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.
MARTINEZ, Luciano. Curso de direito do trabalho : relações individuais, sindicais e coletivas do trabalho. – 10. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.
ROMAR, Carla Teresa Martins. Direito do trabalho. – 5. ed.– São Paulo : Saraiva Educação, 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sociedade Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.