Design e cultura: uma análise do artesanato de ouriço de castanha como um símbolo cultural

Autores

  • Nicoly Carla Moreira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina Autor

DOI:

https://doi.org/10.61411/rsc202430117

Palavras-chave:

Design, Artefato, Cultura

Resumo

Produtos de Design possuem mais do que uma função prática conforme seus usuários, como campos visuais de expressão estética, informação e comunicação simbólica eles são capazes de influenciar a realidade enquanto são afetados por ela. Considerando essa possibilidade e o reconhecimento da participação da área de Design em aspectos sócio estéticos da condição identitária, este artigo apresenta-se um estudo sobre o trânsito simbólico dos produtos artesanatos de ouriço da castanha. Objetiva-se destacar como o artesanato do ouriço da castanha através de associações simbólicas socialmente estabelecidas proporciona uma relação simbólico-interativo que evidencia o produto também como símbolo cultural. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativo-descritivo, com as seguintes etapas: exploratória, teórico-bibliográfica, documental e descritivo-interpretativa. Os resultados descrevem o trânsito dos diversos tipos de artesanato de ouriço da castanha, cuja abrangência foi ampliada para representar a cultura amazônica acreana.

Referências

BERDICHESKY, H.; STECHER, G. A. Idarg: identidad argentina. Prólogo de

Norberto Chaves. Buenos Aires: STF, 2007.

CAKIROGLU, I. Genders of Products: Creating Genderless Design. In: Proceeding

of the 9th International Conference Senses and Sensibility: Design Beyond Borders. Funchal: UNIDCOM/IADE, 2017.

CASTILHO, K. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos, 2005.

CHAVES, N. El diseño invisible: siete lecciones sobre la intervención culta en el hábitat humano. Grupo Planeta (GBS), 2005.

DAMATTA, R. Relativizando, uma introdução à antropologia social, Rio de Janeiro: Rocco,1987.

DAMAZIO, V. Artefatos de memória da vida cotidiana: um olhar interdisciplinar sobre as coisas que fazem bem lembrar. Rio de Janeiro, 2005. 285. 2005. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Editora Record, 2011.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Lamparina, 2001.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

JORDAN, P.. W. Designing pleasurable products: An introduction to the new human factors. CRC press, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

LÖBACH, B. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

LODY, Raul. Barro & Balaio - Dicionário do Artesanato Popular Brasileiro. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2013.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005.

MENEZES, C. S.; DAMAZIO, V. Design e emoção: sobre a relação afetiva das pessoas com os objetos usados pela primeira vez. 2007. 2007. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MELLO, A. K. Design de tecnologia social: Reaproveitamento do ouriço da castanha do Brasil no desenvolvimento de novos materiais. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

NORMAN, D. A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rocco, 2008.

NORONHA, R. G; OLIVEIRA FILHO, H. L; RODRIGUES, C. D. Lugares comuns: a marca territorial do Desterro, identidade e etnografia. In: P&D, 2008, São Paulo. Anais do VIII P&D design. São Paulo: P&D, 2008

ONO, M.M. Design e cultura: sintonia essencial. Curitiba, 2006.

PADOVANI, S. BUCCINI, M. Uma introdução ao Design Experiencial. Estudos em Design. Rio de Janeiro, v.13, 2005.

PEREZ, C. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2011.

PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO. Base conceitual do artesanato brasileiro. Brasília, 2012

ROCHA, E. Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitários. Alceu, Rio de Janeiro, 1(1), p. 18-37, 2000. Disponível em: http://publique.rdc.puc-rio.br/revista alceu/media/alceu_n1_Everaldo.pdf. Acesso em: 15 de Janeiro de 2024

RESTANY, P. El poder del arte: Hundertwasser-El pintor con sus cinco pieles. Benedikt Taschen Verlag, 1998.

STANTON, N A. & BARBER, C. Error by design: methods for predicting device usability. Design Studies. London, Elsevier Science Ltd, 1996.

SILVEIRA, F. L. A.; LIMA FILHO, M. F. Por uma antropologia do objeto documental: entre a "a alma nas coisas" e a coisificação do objeto. Horizontes Antropológicos, v. 11, 2005.

VALENTIM, M.L.P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005

Downloads

Publicado

2024-02-20

Edição

Seção

Ciências Sociais

Categorias

Como Citar

MOREIRA DE SOUZA, Nicoly Carla; PERASSI LUIZ DE SOUSA, Richard. Design e cultura: uma análise do artesanato de ouriço de castanha como um símbolo cultural. Revista Sociedade Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 980–994, 2024. DOI: 10.61411/rsc202430117. Disponível em: https://journal.scientificsociety.net/index.php/sobre/article/view/301.. Acesso em: 9 maio. 2024.