Utilização das geotecnologias para determinação do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Murutucum em Belém-PA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61411/rsc202454217

Palavras-chave:

Mananciais, Geotecnologias, Amazônia.

Resumo

As bacias hidrográficas urbanas são unidades de planejamento territorial estratégicas para o desenvolvimento de ações de gestão ambiental e do uso racional dos recursos hídricos. Manter o equilíbrio ambiental dessas bacias é condição indispensável para a sobrevivência da população nela residente. A bacia do Murucutum está localizada na cidade de Belém-PA e abriga em seu território os mananciais de abastecimento da Região Metropolitana de Belém. Essa bacia é coberta por cerca de 70% de vegetação, porém, a abertura de novas vias de acesso e a ocupação urbana desordenada, indicam que é necessária a intervenção do poder público na gestão dessas novas fronteiras de ocupação. Para que houvesse a melhor compreensão do cenário estudado, a pesquisa contou com a elaboração de uma análise temporal de imagens de satélite, sobrevoos de RPAS, principalmente na área próxima aos mananciais, com o objetivo de obter a distribuição geográfica das áreas ocupadas. Foi possível observar o processo de eutrofização dos mananciais de abastecimento de água de Belém, bem como a distribuição do avanço das novas áreas ocupadas entre os anos de 1984 e 2021.

Biografia do Autor

  • Yamila Khrisna Oliveira do Nascimento Cunha, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, pela FACI (2010). Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Geoprocessamento, pela UPIS (2013). Especialista em Geoprocessamento e Análise Ambiental, pela UFPA (2022). Atualmente é diretora na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação SEDUH-DF.

  • João Batista Marcelo de Lima, Serviço Geológico do Brasil

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática, pela UFPA (1990), e graduação em Engenharia Sanitária pela UFPA (1994). É especialista em Instrumentos Jurídicos, Econômicos e Institucionais para a Gestão dos Recursos Hídricos, pela UFPB (2000), e em Hidrogeologia Aplicada, pela UFPA (1995). É Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, pela UFPA (2023). Atualmente é Engenheiro Hidrólogo no Serviço Geológico do Brasil-SGB lotado na SUREG-BE.

  • Adrilene Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis, pela UFRA (2019). Atualmente é mestranda no Programa Profissional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia (PPGGRD), da UFPA. Atua como Analista Jr. de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na empresa Santiago & Cintra/ Consultoria - SCCON, realizando atividades de monitoramento de mudanças nos biomas brasileiro.

  • Angelo Bruno Batalha Silva, Universidade Federal do Pará

    Bacharel em Geografia, pela UFPA (2021); Especialista em Geografia e Meio Ambiente, pela UFPA (2022) e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia (PPGGRD) pela UFPA; Atua como bolsista DTI-B no Projeto DETER Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

  • Thiago José Costa da Costa, Universidade Federal do Pará

    Graduado em Engenharia Ambiental, pelo IESAM (2013). Especialista em Geoprocessamento Aplicado, pela FACI (2016). Especialista em Geomedicina, pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências – UFPA (2021). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia (PPGGRD), pela UFPA. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

  • Mauro Sérgio Rodrigues, Serviço Geológico do Brasil

    Possui graduação em Engenharia Sanitária, pela UFPA (2001). Atualmente é Pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil. Lotado na Superintendência Regional de Belém - SUREG-BE.

Referências

CODEM. Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém. Base Cartográfica 2000. Disponível em: https://codem.belem.pa.gov.br/. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.

DJI. Shenzhen Dji Sciences and Technologies. Download de manual do usuário V1 2023. Disponível em: https://www.dji.com/br/mini-se/downloads. Acesso em: 11 de fevereiro de 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base cartográfica, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa Populacional 2021 - IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belem/panorama. Acesso em: 10 junho de 2023.

LIMA, J. B. M. Proposta de monitoramento ambiental do Parque Estadual do Utinga: Uma ferramenta para a melhoria dos serviços prestados à população da Região Metropolitana de Belém. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará. Belém, 2023.

LOPES, M. S. Seleção de alternativas para o amortecimento das águas pluviais em bacias urbanas: Proposta de uma modelagem de auxílio à decisão com enfoque multicritério. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade da Amazônia. Belém, 2023.

RIBEIRO, E. G. P. Fragilidade ambiental da microbacia do rio murucutu na Amazônia oriental. 49f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Universidade Federal Rural da Amazônia, 2018.

SANTOS, L. S.; GUTIERREZ, C. B. B.; PONTES, A. N.; SOUZA, A. A. A.; MARTORANO, L. G.; JUNIOR, O. M. S. Geotecnologia aplicada na análise de bacias hidrográficas e rede de drenagem: estudo das bacias hidrográficas do murucutu e aurá, Belém, Pará. Revista SODEBRAS, v.11, n.124, p.131-135, 2016.

SEMA-SC. Secretária de Meio Ambiente de Santa Catarina. O que é uma bacia hidrográfica. 2023. Disponível em: https://www.aguas.sc.gov.br/servicos/duvidas-frequentes/item/19-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/19-o-que-e-uma-bacia-hidrografica. Acesso em: 23 de fevereiro de 2023.

SILVA, J. A. S.; RODRIGUES, J. E. D. M. uso do solo na bacia mata-fome, belém/pa: diagnóstico socioambiental com auxílio de geotecnologias. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 19, 2019, Santos. Anais...Santos, 2019.

SILVA, F. B. Importância do geoprocessamento na fundamentação de políticas públicas. In: II Jornada Internacional de Políticas Públicas, Mundialização e Estados Nacionais, 1, 2005, São Luís. Anais...São Luís, 2005.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Categorias

Como Citar

FERREIRA, Hugo; KHRISNA OLIVEIRA DO NASCIMENTO CUNHA, Yamila; BATISTA MARCELO DE LIMA, João; SILVA DOS SANTOS, Adrilene; BRUNO BATALHA SILVA, Angelo; JOSÉ COSTA DA COSTA, Thiago; SÉRGIO RODRIGUES, Mauro. Utilização das geotecnologias para determinação do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Murutucum em Belém-PA. Revista Sociedade Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 3376–3389, 2024. DOI: 10.61411/rsc202454217. Disponível em: https://journal.scientificsociety.net/index.php/sobre/article/view/542.. Acesso em: 8 set. 2024.