Os novos estudos do letramento no Brasil e a narrativa cinematográfica na aula de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.61411/rsc202417617Palavras-chave:
Letramentos, Narrativa cinematográfica, Língua Portuguesa, União Europeia.Resumo
Em geral, as pesquisas no campo dos Novos Estudos do Letramento, doravante NLS, quando se referem ao contexto educacional brasileiro, privilegiam a microetnografia e a análise de práticas/eventos na qual o texto verbal assume maior protagonismo. Nessa investigação, busca-se, a partir das contribuições dos mais proeminentes autores dos NLS, estabelecer relações entre a apreciação da narrativa cinematográfica nas aulas de Língua Portuguesa e os letramentos sociais. Com efeito, procedeu-se ao cotejamento de trabalhos que propõem o entrecruzamento de práticas envolvendo o artefato fílmico e a língua materna, à luz de orientações baseadas em concepções acerca do letramento (s). Observou-se, destarte, que o uso de narrativas cinematográficas nas escolas brasileiras, segundo os resultados das pesquisas realizadas, é constituído por iniciativas de natureza particular, nas quais se destacam, sobretudo, o engajamento dos estudantes e a ampliação da compreensão leitora. Infere-se, todavia, que a escrita e a oralidade, em um continuum, podem ser aprofundadas nesses eventos escolares, tendo como parâmetro ainda, em termos de política pública, a incorporação institucional das narrativas cinematográficas nas salas de aula, tal como se afigura nos países que compõem a União Europeia.
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