Entropia em sistemas vivos: uma proposta de ensino de Física não tradicional
DOI:
https://doi.org/10.61411/rsc202470117Palavras-chave:
Entropia em sistemas vivos, Ensino de Física não tradicional, Ensino médioResumo
Freire (1987) discorre sobre a necessidade de um ensino contextualizado e real que possa ser internalizado e, quando possível, utilizado em prol da sociedade. O conceito de entropia talvez seja um dos mais abstratos da Física, mas vital ao desenvolvimento da vida e da ciência. Visto essa necessidade, este artigo tem o objetivo de materializar uma proposta de ensino de Física não tradicional para a temática entropia em sistemas vivos para docentes aplicarem a discentes do ensino médio. Para tanto, utiliza-se de metodologia de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico constitui-se na proposição de situações problemáticas abertas que os alunos possam considerar de interesse, conforme Gil-Pérez (1993) e o livro "What Is Life? & Mind and Matter" (O que é a vida? O aspecto físico da célula viva) de Schrödinger (1944). Espera-se que esta proposta contribua para minimizar as dificuldades tanto no processo de ensino docente quanto no de aprendizagem discente, possibilitando novas perspectivas de ambos sobre a temática abordada, oportunizando um ensino de Física mais colaborativo, integrador, reflexivo de modo a viabilizar o desenvolvimento de competências e habilidades conforme preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Referências
CHEVALLARD, Yves. La Transposition Didactique: Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Tipler, P. A., & Mosca, G. (2000). Physics for Scientists and Engineers (4th ed.). W.H. Freeman and Company.
Nernst, W. (1907). Experimental and Theoretical Applications of Thermodynamics to Chemistry. Berichte der Deutschen Chemischen Gesellschaft.
Boltzmann, L. (1896). Lectures on Gas Theory. Berkeley: University of California Press.
Schrödinger, E. (1944). What Is Life? & Mind and Matter. Cambridge University Press.
GIL PEREZ, D. Contribución de la Historia y de la Filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza /aprendizaje como investigación. Enseñaza de la Ciencias,1993, 11(2), 197-212. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4537
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (2018). Ministério da Educação, Brasil.
AUSUBEL, David P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1985.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sociedade Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.